Lixo Zero - Põe a mão na consciência

PROBLEMA SEU, PROBLEMA NOSSO!

Considerando um dos maiores problemas ecológicos atuais, o lixo(resultado do alto consumo humano) contamina as águas, solos, ambientes, e produz gás metano, o qual ccontribui considerabelmente para o avanço do efeito estufa. Além disso, resíduos sólidos como plástico, pneus, lonas, materiais de construção, entre outros, quando não descartados em locais apropriados servem de abrigo para diversos insetos e animais transmissores de doenças.

O intuito desta campanha é orientar a popupação vaninense quanto á forma correta de descarte destes materiais, bem como auxiliar nos processoss de coleta, armazenamento e destinação adequada dos mesmos, a seguir, dispõem-se informações importantes a respeito do Projeto Lixo Zero realizado pela Secretaria da Saúde, Secretaria de Obras e Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente.

LIXO SECO E ORGÂNICO

O município tem parceria afirmada com a empresa ECOVERDE, a qual realiza coleta semanal na cidade (terças e sábados: Lixo Orgânico; Quintas: Lixo Seco) e no interior (Primeira segunda-feira do mês).

É preciso salientar a importância da separação adequada destes resíduos, visto que torna-se inviável a reciclagem de materiais sujos e molhados. Além disto, configura-se agressão ao meio ambiente o descarte de resíduos sólidos juntamente ao resíduo orgânico, visto que muitos destes resíduos demoram milhões de anos para se decompor (apodrecer). Por isto, a capacidade de o planeta suportar mais aterros sanitários está comprometida. Veja a seguir como separar adequadamente o seu lixo:

LIXO NOS TERRENOS

A limpeza dos terrenos é de responsabilidade exclusivamente dos proprietários. Cabe salientar que é proibido o descarte de resíduos sólidos em terrenos baldios, bem como o depóisto de restos materiais de construção e afins, considerando que o acúmulo destes lixos facilita a proliferação de roedores, mosquitos, aranhas, e outros animais passíveis de transmissão de doenças.

Uma cidade limpa e consciente se faz com a colaboração de todos. Seja responsável!

lala