PROGRAMA PROMOVE O CONTROLE DO BORRACHUDO EM VANINI

PROGRAMA PROMOVE O CONTROLE DO BORRACHUDO EM VANINI

O Programa de Controle do Mosquito Borrachudo, promovido pela Prefeitura Municipal, foi realizado novamente neste ano em Vanini. O trabalho foi coordenado pela Defesa Civil e pela Vigilância Sanitária e contou com colaboração da EMATER e participação das comunidades do interior.

Com alta incidência na região, o mosquito borrachudo é um inseto hematófago (alimenta-se de sangue) e causa grandes incômodos sociais e econômicos à população. Os ovos são de pequena dimensão e colocados pela fêmea, dentro do curso de água, em substratos como resíduos sólidos, pedras e vegetação submersa. O controle do inseto no município é realizado através da aplicação do BTI (larvicida biológico), que tem como finalidade a diminuição da proliferação das larvas. O produto atinge apenas as larvas do mosquito, sem causar quaisquer danos ao meio ambiente ou a outros seres vivos.

A aplicação é feita em três etapas, de 15 em 15 dias e em datas pré-determinadas, para garantir a interrupção do ciclo do mosquito. Por isso, é importante que a aplicação ocorra no mesmo período em toda extensão do município. Neste ano, as aplicações seguiram o seguinte calendário: Primeira aplicação: 23/10 e 24/10; Segunda aplicação: 06/11 e 07/11 e Terceira aplicação: 20/11 e 21/11

Além do controle biológico, é de suma importância a conscientização da população para evitar a poluição dos rios e o desmatamento ao redor dos arroios, fatores que favorecem a reprodução do mosquito.

Voltar para página anterior
lala